sexta-feira, 13 de novembro de 2009

LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES


A figura do líder autoritário tende a ser substituída pela de um profissional com habilidade e prazer em trabalhar com pessoas. Dessa forma, estar à frente de uma equipe não significa apenas delegar funções, além de organizar e controlar atividades. A liderança pode ser utilizada como ferramenta para alcançar metas e resultados. Para isso, exige-se cada vez mais aprendizado e desenvolvimento contínuo. Saiba mais sobre liderança no artigo a seguir.

LIDERANÇA

A Habilidade de mobilizar pessoas em direção a certas metas ou objetivos, o que inclui ser capaz de definir essas metas e dar apoio ou incentivar as pessoas.

A Liderança está relacionada à capacidade de exercer influência pela argumentação e pela persuasão, sem que seja preciso recorrer com freqüência a ordens diretas.

ATITUDES NECESSÁRIAS:

1. Desafiar o estabelecido;
2. Inspirar uma visão compartilhada;
3. Permitir que os outros ajam;
4. Apontar o caminho;
5. Encorajar o coração.

SER UM LÍDER É UMA ARTE AO SEU ALCANCE

O LÍDER É UMA PESSOA QUE?


1. Faz com que as pessoas sob seu comando gostem de executar o que ele(a) quer.
2. Consegue que subordinados queiram ajudá-lo e se sintam realizados com isso.
3. Não têm subordinados, tem seguidores. Ele não dá ordens, mas todo mundo faz o que ele deseja.
4. Consegue fazer com que as pessoas acreditem que o interesse delas e o dele é o mesmo .
5. Transmite segurança, confiança. Ele inspira lealdade. É confidente, faz com que as pessoas se sintam à vontade para falar a verdade .
6. Transmite senso de justiça . Ele toma decisões justas, não protege um ao outro - Todas as suas decisões e atitudes são transparentes.
7. Dá o exemplo. Se o expediente começa às 8 horas, ele chega às 8 horas. Numa campanha de corte de custos, não promove festas nem troca de carro.
8. Não precisa ser infalível. Mas precisa ter mais acertos do que erros.
9. Faz com que pessoas sigam na direção da empresa. Ele faz com que essa direção se já transparente, justa e clara.
10. Sabe que não consegue fazer tudo sozinho. Mas não comanda pelo medo . As pessoas o seguem porque acreditam na sua visão.

COMO ADQUIRIR QUALIDADES TÍPICAS DE UM LÍDER?
1. O chefe conduz as pessoas, o líder aconselha.
2. O chefe inspira medo, o líder entusiasmo.
3. O chefe diz “eu” , o líder, “nós”.. ..
4. O chefe se preocupa com coisas, o líder com pessoas.
5. O chefe colhe os louros, o líder os distribui.
6. O chefe enxerga o hoje, o líder contempla o amanhã.


TIPOS DE LIDERANÇA

LIDER AUTOCRÁTICO


Toma decisões sem consultar o grupo

Não comunica aos membros do grupo os objetivos a atingir

Não aceita sujestões

Comanda todas as atividades e não colabora com o grupo

Avalia a atividade dos membros sem esclarecer os critérios utilizados


LIDER PERMISSIVO

Não assume a orientação do grupo

Só intervém quando solicitado

Não toma iniciativas nem decisões

Procura não avaliar os elementos do grupo


LIDER DEMOCRÁTICO

Consulta os elementos do grupo sobre a forma como o trabalho deve decorrer

O grupo participa nas decisões, contribuindo na definição de estratégias para atingir os objetivos

Procura ser rigoroso e justo nas avaliações que faz

6 comentários:

Unknown disse...

Boa noite Gianfabio,
Após termos observado algumas características de Líderes, a atualidade demanda que os RHs atuem estrategicamente, pegando esse conceito estratégico, para você que vivência a consultoria em várias empresas que são formadas de diferentes culturas organizacionais, para que possamos buscar um cargo de Diretor de RH, cite alguns pontos ou um perfil que esse profissional deve apresentar?

Reinaldo disse...

Boa noite professor,

Analisando as três faces e as oito ferramentas, se uma pessoa perceber que não está se comportando bem em seu cargo em uma organização, qual seria o seu conselho para essa pessoa mudar o seu comportamento e começar a render mais em seu trabalho?

Gianfabio disse...

Cleverson,

Visando responder sua pergunta publiquei acima sobre PLANEJAMENTO ESTRATEGICO EM RH. Analise se atende suas necessidade.

Gianfabio disse...

Reinaldo,

Todo o comportamento pode ser modificado, basta o individuo analisar o que não está dando certo e pesquisar quais os comportamentos que deseja adquirir e praticar através de método estabelecido e ter muita disciplina. O que acha?

Reinaldo disse...

Partindo da premissa de que o profissional está vendo seu departamento indo de mal a pior, e com todas as rotinas corriqueiras do dia-a-dia ele deve reeducar o seu comportamento e o dos seus colaboradores dentro de um método devidamente pesquisado e analisado, tendo também um certo esforço por ambas às partes gestor e colaboradores do setor, é isso?

Gianfabio disse...

Reinaldo,

Concordo plenamente