quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Psicologia como Ciência

A Psicologia é uma ciência que estuda os comportamentos e processos mentais, partindo da sua descrição para a explicação desses comportamentos de modo a poder prever e controlar as respostas comportamentais .

1637 – Dualismo cartesiano / René Descartes propõe que a mente e corpo são entidades inter-relacionadas, mas separadas, com uma afetando a outra. Essa idéia contesta a antiga crença de que a mente, ou a alma, é que manda no corpo.

1859 – A mente evoluiu / A inovadora teoria de Charles Darwin da seleção natural estabelece os fundamentos para a base biológica do comportamento e a noção de que a mente humana evoluiu junto com características físicas e comportamentais.

1879 – A psicologia adapta os instrumentos da ciência / Wilhelm Wundt monta o primeiro laboratório psicológico, em Leipzig, e começa a medir o comportamento. Seu primeiro método envolve solicitar as pessoas que reflitam sobre suas experiências mentais.

1890 – Princípios da Psicologia / Influenciado pela teoria de Darwin, Willian James argumenta, em seu inovador Principios da Psicologia, que precisamos compreender as funções adaptativas do comportamento.

1900 – O papel do Inconsciente / Sigmund Freud introduz a idéia do inconsciente e o papel que ele desempenha em nossa vida mental cotidiana. Sua teoria da psicanálise captura terapeutas e cientistas por quase meio século.

Nenhum comentário: